domingo, 19 de maio de 2013

Vale mais a pena ter carro ou andar de táxi?

Vale mais a pena ter carro ou andar de táxi?:
Imagem:Getty Images 


Muita gente já se deparou com essa dúvida. Apesar do conforto e autonomia oferecidos pelo primeiro, um fato não pode ser deixado de lado: ter carro pesa no orçamento.
Além do combustível, você precisa ter na ponta do lápis gastos com seguro, IPVA, licenciamento, manutenção e estacionamento para evitar que o que era para ser objeto (prazeroso) de uso e consumo acabe se tornando em um verdadeiro dreno de dinheiro.
Especialmente nas grandes cidades, há ainda um fator essencial que pesa na escolha: o trânsito. É preciso avaliar o custo-benefício de se ter um veículo que vai demorar muito tempo, às vezes horas, para te levar de um lugar ao outro. O objeto da autonomia vira prisão – quem em sã consciência gosta de ficar parado em um congestionamento?
Para te ajudar a calcular todos os gastos para manter um carro, a Exame disponibiliza uma ferramenta que calcula tudo o que você precisa saber a partir do valor inicial do veículo. A tabela final fornece o resultado por ano, por mês e por dia, o que facilita a comparação de gastos com táxi ou outros meios (transporte público, bicicleta).

Faça o teste e comente: você acha que, no seu caso, vale a pena ter um carro?

WWF

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

#doeexemplo

UserVoice

var uvOptions = {}; (function() {   var uv = document.createElement('script'); uv.type = 'text/javascript'; uv.async = true;   uv.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://' : 'http://') + 'widget.uservoice.com/YOURSPECIALKEY.js';   var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(uv, s); })();